Século XIX – Romantismo

O romantismo, serve até hoje como fonte de inspiração para muitas noivas. Diferente do período anterior, onde não havia estrutura, no romantismo era usado a Crinolina. Os vestidos, que começaram a ficar mais abertos e rodados na barra, com rendas, babados, laços e flores, iam até os tornozelos, deixando os pés a mostra e sempre com muitas anáguas. Era uma época muito rica em detalhes e adornos.

Estrutura da época: Crinolina

Eram usados diversos tecidos de cores claras ou vibrantes, lisos, estampados ou listrados. Tecidos de decoração, como os de cortinas, também eram usados nessa época.

A cintura era muito fina, usava-se corsets pontudos. A manga bufante ou manga presunto foi muito usada no Romantismo, mas sua origem foi no renascimento. Essas mangas eram sustentadas por barbatanas e cresciam cada vez mais.

Os vestidos de noite eram mais decotados e deixavam o colo e ombros á mostra. Usava-se xales em formato de V, além de mantos e leques. Nos dias frios eram usados pelerines e capas.

O chapéu boneca e sapatilhas faziam parte da indumentária feminina. As sapatilhas geralmente eram feitas combinando com o vestido, usava-se o mesmo tecido para confeccioná-las.

A moda masculina  visava ombros largos e cintura fina. O estilo dandi, também usado na moda império, prezava pelo colarinho alto que impossibilitava movimentos com o pescoço e fazia com que os homens tivessem um ar de arrogância e superioridade.

Usavam bigode; bengalas eram indispensáveis, tanto de dia como a noite; cartolas e capas (que deram origem aos blazers) eram muito usadas.

 

 

 

 

 

 

 

*Post escrito por Lala Zeferino, com base nas aulas de História da Moda ministrada pela Professora Monica Mansur.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s