Século XIX – Império

O Rococó terminou com a revolução francesa, o rompimento é imediato. Com a Morte de Maria Antonieta e Luis XVI, entra Napoleão e é daí que vem o nome “império” pois Napoleão se intitulou imperador.

Entre esse acontecimento, tem um pequeno período chamado “Diretório”. O período diretório tem duração de 5 anos, e a moda Império 15 anos. A moda império têm influência da Grécia antiga, e o seu ápice foi na coroação de Napoleão.

A moda feminina muda bastante, os tecidos pesados, os panniers, ancas e corsets são abandonados e a marcação da cintura passa a ser logo abaixo do busto. É o único período da história da moda em que a cintura feminina está “solta” e as mulheres usavam tão pouca roupa. Os vestidos se tornam retos, leves e fluídos, com ombros e colo expostos. A manga “fofa”, tipo a da Branca de Neve, também faz parte da vestimenta.

Por serem tecidos leves, não havia possibilidade de ter bolsos nas roupas, então surgem as primeiras bolsas chamadas de “retículas“. Geralmente eram redondas, feitas de madeira e prendia-se no pulso.

A moda império ganha riqueza de detalhes, algumas características da época são as  luvas 7/8; o uso de jóias; enfeites de cabelo como plumas de avestruz, pavão e ganso; o uso do chapéu boneca também era comum.

As roupas eram vestidas em partes: Primeiro vinha o vestido base, o busto, e por cima o casaquinho (no verão – Chemises).

As mulheres passaram a usar cabelos soltos e surgiram as sapatilhas.

Curiosidade: Josephina, mulher de Napoleão era muito alta, enquanto Napoleão era muito baixo, então ela mandava retirar os saltos de seus sapatos para que não ficasse tão alta ao lado de seu marido. E foi então, que surgiram as sapatilhas.

A moda masculina também teve uma grande mudança. Antes, os trajes dos homens muitas vezes eram mais enfeitados que das mulheres, passam a usar o estilo Dandi, que prega a simplicidade na roupa masculina, sem muitos adornos,  sem bordados, com tecidos lisos e cores vivas. Passam a usar espartilho e isso cria o “peito de pombo“. A calça masculina era ajustada, como a legging e usavam botas 7/8.

Uma das principais características da moda masculina era a gola alta ou colarinho alto (Muito usado hoje por Karl Lagerfeld).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s