Século XIX – Era Vitoriana

Era vitoriana aconteceu entre 1850 e 1880, foi o período do reinado da Rainha Victória.  A silhueta feminina, diferente da era romântica, tinha os ombros estreitos e o espartilho ficou cada vez mais apertado, afinando ainda mais a cintura da mulher. A crinolina muito usada no período anterior, saiu e deu lugar a uma nova estrutura, o bustlé.

Estrutura: Bustlé

O volume das saias na frente foi diminuindo, e aumentando atrás. As roupas eram vestidas em partes: Meias, calçolas, chemise, espartilho, bustlé e depois vinham os vestidos por cima.

Na moda masculina, continua muito parecida com a anterior. A grande influência da época era o Príncipe Albert, consorte da Rainha Victória. Ombros e peitos cheios e cintura minúscula, marcavam a moda masculina. Surgiram as primeiras roupas de trabalho para os homens, já que esses eram reflexo da sociedade produtiva. As roupas passaram a ser sóbrias, mas os relógios de bolso, barba, cartola e gravata continuavam presentes.

Charles Frederick Worth era responsável por vestir os ricos da época, escolhia seus clientes a dedo pois não queria suas roupas vinculadas com “qualquer pessoa”.  Ele foi o primeiro a assinar um croqui e o primeiro do mundo a criar uma casa de alta costura (Maison). 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s