La Belle Époque (1890-1914)

A Bela Época ou Belle Époque antecede a Primeira Guerra Mundial. Foi um período de roupas lindas e muito luxo para um pequeno grupo de pessoas privilegiadas: os ricos. A arte do momento era a Art Noveau, que trouxe muitos arabescos para a moda. Nessa época, foi a ultima vez que a mulher usou toda aquela estrutura.

Na transição da Era vitoriana para a Belle Époque, o bustlé vai aos poucos diminuindo e saindo. O espartilho continua presente e muito apertado, afinando a cintura mais e mais.

A sobriedade da mulher era um ponto marcante. Durante o dia as roupas eram completamente fechadas, porém a noite era permitido mostrar o colo.

O traço principal da época era o Chapéu, sempre muito ornado e com enfeites.

A primeira cena do filme Titanic com Rose descendo do carro, define bem o estilo do chapéu da época

 

Vestidos bordados com brilho, canutilhos e vidrilhos, bainhas com pele animal, luvas 7/8  e sombrinhas compunham as extravagâncias da época.

Um dos nomes que têm muita evidência nessa época era Paul Poiret, conhecido como o homem que livrou a mulher do espartilho, Poiret trás inspiração oriental para a moda francesa e o Kimono surge na frança. E em 1910, o corpo da mulher é finalmente livre do espartilho.

Começa a surgir também o sportwear, pois fazer atividade física estava em alta. As mulheres, que antes chegavam a jogar talco no rosto para parecer mais brancas, passaram a tomar sol da manhã das 6h as 8h, pois o padrão de estética e beleza da época exigia que fossem coradinhas.

As mulheres começam a querer entrar no mar, a roupa de banho era a mesma para ambos os sexos: Um macacão de lã preta, com cintos para evitar que a roupa subisse dentro da água. Usava-se toucas, para não molhar o cabelo.

Surge também marcas de luxo e sofisticação como Jeanne Lanvin e Jeane Paquim. 

Anita Loos, foi uma importante formadora de opinião, e uma das mulheres mais bem vestidas da época.

Um comentário em “La Belle Époque (1890-1914)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s