Anos 40: A moda e a 2º guerra mundial

A Segunda Guerra Mundial na Europa durou de 1939 a 1945. Do período da guerra até aproximadamente 1947, a moda era ajustada ao corpo. As roupas femininas usadas do final da Década de 30 continuaram as mesmas: peças retas, ombros largos e a austeridade estavam presentes. As mulheres da época tinham uma expressão sisuda, “cinza”, e devido aos problemas da guerra, essas mulheres ficam ainda mais magras.

Elas voltam a trabalhar, usar uniformes e a fumar, que na época era considerado chique, e há também nesse período, o racionamento de tecido.

A lã foi racionada para fazer os casacos dos soltados que estavam na guerra, e o couro para fazer as botas, cintos e selas de cavalo. Devido a escassez de tecido, as mulheres começam a fazer e reformar as próprias roupas e foi justamente nessa época que o uso de materiais alternativos em roupas, começou.

 

Elas usavam chapéus forrados com jornal e por cima pintava-se de diferentes cores, para parecer que tinham vários. Os cabelos cresceram, e eram usados grampos para prendê-los. E as meias eram, muitas vezes, pintadas nas pernas, já que estavam em falta no mercado.

Já que a gasolina era cara, o principal meio de transporte passa a ser a bicicleta, e então surge no guarda roupa feminino calças e bermudas. Também nessa década, o maiô começa a ter elasticidade e a moda praia fica mais ousada.

Nesse período, várias Maisons passam por crises e fecham, a alta costura fica restrita para mulheres de homens importantes da época e as atrizes.

A Europa estava destruída, o isolamento da Inglaterra e da França fez com que os Estados Unidos ficassem “livres” para fazer a moda do seu jeito. E é então que nasce o Prêt-á-porter ou o ready-to-wear  (chamamos de Pronto para usar), que nada mais é que a produção de roupas em grande escala.

Cria-se então os catálogos de roupa, a revista chegava nas casas e a pessoa poderia escolher as peças que queriam (tipo aquelas revistinhas da Avon, sabe?) e 10 ou 15 dias depois, chegavam seus pedidos. Isso se alastrou, e a moda americana ficou em evidência, criando uma forma completamente moderna e rápida de se vestir, que dura até hoje.

A moda masculina incluia gratavas curtas, calça alta, os cabelos com brilhantina e usava-se a Japona, uma jaqueta longa. Os suéteres também fizeram parte da moda masculina.

Passado de guerra, as mulheres começam a usar muita cor, e a moda começa a sair da simplicidade e austeridade. Então, em 1947, um francês chamado Christian Dior faz sua primeira coleção. A redatora chefe da Harper’s Bazaar, Carmen Snow, estava presente e ao ver as peças com silhuetas inéditas, ombros e seios naturais, cinturas finíssimas, e com um excesso de volume e tecido, exclamou “It’s a new look!”E assim ficou conhecida a coleção.

 

No final da década de 40, a moda está mais “descontraída”, as cores estão presentes, a silhueta feminina está leve, saias rodadas, as meias voltam ao mercado. Sandálias Anabela e as espadrilles eram usadas pelas mulheres.

Dentre as atrizes influentes da época, está Carmen Miranda. Suas características e personalidade fez com que lançasse moda em Hollywood. Por ser muito baixinha, pedia para que seus saltos tivessem mais de 10cm no solado, criando-se assim as plataformas que são usadas no mundo todo. Ela começou a usar top  e a barriga ficou de fora, isso gera um escândalo na época pois não era comum mulheres mostrarem seu corpo dessa forma. Inspirou também chapeleiros internacionais, lançando seu icônico turbante no mundo da moda.

sapato carmen miranda

 

*Post escrito por mim, Lala Zeferino, com base nos meus estudos em livros e nas aulas de História da Moda ministrada pela Professora Monica Mansur.

2 comentários em “Anos 40: A moda e a 2º guerra mundial

  1. Pingback: Anos 50

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s