O movimento Zoot

Em meados da década de 30, nos clubes de Jazz do Harlem em Nova Iorque, nascia um movimento que ficou conhecido como Zoot. Um estilo masculino, que era composto por peças oversize, com tecidos de estampas e cores extravagantes, o chapéu fedora, sapato bicolor e a gravata curta eram característicos desse movimento.
Os ternos Zoot foram uma forma de expressão na moda. O casaco gigantesco, muitas vezes cobriam o corpo até o joelho, ombros largos e cintura marcada, as calças eram apertadas no abdômen, porém muito largas no quadril e afuniladas no tornozelo, presas por suspensórios.
Os clubes de jazz da época eram frequentados por muitos afro-americanos, além dos mexicanos que haviam imigrado para o país. Todos eles, adotaram os trajes dos Zooties.  Além deles, os jovens brancos da classe trabalhadora passaram também usar esse estilo.
Durante a Segunda guerra mundial, houve um racionamento de tecidos, era preciso economizar e produzir mais, por menos custo. Os trajes deveriam ser mais estreitos, ombros no lugar, curtos e retos, o que ia totalmente contra o estilo dos Zoots, uma vez que o uso de tecido era extremamente exagerado em seus ternos. Porém os artistas e dançarinos de jazz continuaram a usar os trajes.
E uma perseguição aos usuários do terno e uma grande batalha racial se iniciou. Uma série de brigas, mortes, perseguições e motins começaram a ocorrer e pessoas inocentes foram perseguidas e mortas, o que fez com que os ternos caíssem em desuso e os Zoots praticamente desapareceram nos anos 50.  O movimento só foi reavivado no final dos anos 60, e posteriormente nos anos 90. 
 
 O traje do personagem Máscara foi inspirado nos Zoots
*Post escrito por mim, Lala Zeferino, com base nos meus estudos em livros, internet e nas aulas de Identidade Visual ministrada pelo Professor Felipe Eiras.

Um comentário em “O movimento Zoot

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s