Geração Beat e Beatnik

O movimento Beat foi um movimento ideológico que começou em meados dos anos 1950 em Nova Iorque, originado por um grupo de jovens intelectuais que iam contra o padrão pré estabelecido do American Way of Life. Eles pregavam o ideal de liberdade. O romance On the Road, que rompia os padrões em favor da escrita livre e expressiva, deu origem ao filme do mesmo nome, retrata bem essa época e a forma de pensar da geração Beat: Rompimento da vida tradicionalista, exaltação a vida marginalizada e romântica.  Allen Ginsberg, Jack Kerouac e Willian Burroughs foram ícones dessa nova realidade.

A junção do movimento beat com o satélite russo Sputnik deu origem ao movimento Beatnik. Era um movimento visual que refletia nas roupas usadas pelos chamados Beatniks.

Mas que relação tem entre o nome de um satélite russo e um movimento ideológico? Podemos explicar isso de uma forma extremamente simplificada:

O satélite russo, Sputnik, lançado em 1957 dava uma idéia de velocidade, movimento e um paralelo a ideologia do antimaterialismo e contra o consumo, Juntando tudo isso com o Movimento Beat, que ia contra o padrão americano, temos o movimento Beatnik.

O movimento Beatnik pregava a contra cultura, antimaterialismo, boemia, amor livre, insatisfação, uso de drogas, busca pelo lado espiritual, vida noturna em bares, etc.

Indo para o lado visual do movimento beatnik temos também algumas características que podem definir bem esse grupo em relação á indumentária. Era um visual baseado na cultura do pouco consumo e antimoda.

Uso da cor preta, boinas, listras, gola alta, sapatilha, calça mais justa, óculos escuros redondos, collants ou body para mulheres,  cabelos longos, lisos soltos e cavanhaque para os homens.

A Personagem de Audrey Hepburn no filme Funny Face (Cinderela em Paris) retrata bem o estilo das mulheres que seguiam o movimento

 

*Post escrito por mim, Lala Zeferino, com base nos meus estudos em livros, internet e nas aulas de Identidade Visual ministrada pelo Professor Felipe Eiras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s